sexta-feira, 27 de abril de 2012

ALIMENTOS PROIBIDOS PARA ENXAQUECAS


Há alimentos quepodem originar cefaleias/enxaquecas, alguns deles:
Queijos curados - Contêm tiramina, uma substância de comprovado efeito vasoconstritor que pode desencadear a enxaqueca.
Chocolate - Além de teobromina e cafeína contém também um estimulante, a feniletilamina, que pode causar vasoconstrição e enxaqueca.
Marisco - Costuma causar enxaquecas devido aos tóxicos que habitualmente contém e ás alergias que desencadeia.
Carnes curadas - Os nitritos e nitratos contidos nos enchidos, presuntos e outras carnes curadas costumam ser causa de enxaquecas.
Proteínas - As proteínas de origem animal podem causar enxaquecas.
Aditivos - O glutamato monossódico, um aditivo potenciador do sabor, é um dos que mais frequentemente causam enxaqueca. Por ser habitual na comida chinesa, a dor de cabeça que causa faz parte do Síndroma do Restaurante Chinês.
Aspartame - um edulcorante químico, também pode produzir enxaquecas. Encontra-se sobretudo nos produtos ‘light’.
Bebidas estimulantes - Embora a cafeína seja utilizada como um dos ingredientes dos medicamentos contra a enxaqueca, também a pode causar e agravar. Na verdade as enxaquecas costumam ser habituais entre as pessoas que consomem café e chá com cafeína.
Açúcar branco - O consumo de doces à base de açúcar refinado provoca bruscas elevações e descidas no nível de glicemia, o que pode causar também enxaquecas.
Produtos lácteos - As pessoas que sofrem de intolerância à lactose podem sofrer enxaquecas quando consome estes alimentos.
Gelados - O estímulo frio que provocam sobre o palato e a faringe pode desencadear enxaquecas.
Citrinos - Podem produzirem dores de cabeça fortes em pessoas que sofram transtornos da vesícula biliar.
Bebidas alcoólicas - Todas elas costumam causar enxaquecas, tanto devido ao álcool etílico como a outros aditivos e contaminantes. Entre estes salienta-se o álcool metílico, muito mais tóxico que o etílico, que se encontra em alguns licores.