quinta-feira, 19 de abril de 2012

COMO O STRESS AFECTA O CORPO

 CÉREBRO: O cérebro produz uma família de substâncias conhecidas como opiáceos, responsável pela sensação de bem-estar, e seretonina, que faz o corpo relaxar. Submetido ao stress, o cérebro diminui a produção das duas. Com isso, a pessoa torna-se irritável e às vezes, insone.
MAXILARES:  A pessoa stressada costuma ranger os dentes, o que  pode desgastá-los e deslocar a mandíbula a ponto de  pressionar os nervos da face. Isso produz zunidos nos ouvidos e até tontura.
GLÂNDULAS SUPRA-RENAIS: Fabricam adrenalina, que mantém o corpo alerta, e  cortisol, que energiza os músculos. Em excesso o cortisol reduz a resistência às infecções. Pode causar morte de neurônios, envelhecimento cerebral e perda de memória.
CORAÇÃO:  A noradrenalina, produzida nas supra-renais, acelera os batimentos cardíacos, provoca uma alta de pressão arterial e, quando produzida durante longos períodos, sobrecarrega o músculo cardíaco.
PULMÕES:  A tensão acelera a respiração. Para quem sofre de asma, pode desencadear crises.
PELE: Sob stress, os vasos sanguíneos periféricos - mais próximos da pele - contraem-se e são menos irrigados. Se o stress é constante, o envelhecimento é mais rápido.
ESTÔMAGO: O cérebro ordena ao estômago que produza os ácidos do suco gástrico. O excesso de acidez, unido à queda de resistência a infecções, pode provocar úlceras e gastrite.
MÃO: Um dos maiores indicadores de tensão é suar frio nas mãos e nos pés.
ÓRGÃOS SEXUAIS:  Nas mulheres, o stress diminui os níveis de progesterona, podendo causar queda da libido e distúrbios que causam cólicas horríveis no período menstrual. Nos homens, os efeitos do stress podem prejudicar o desempenho sexual.
ARTICULAÇÕES:  Situações de stress podem desencadear crises em pessoas que sofrem de artrite e reumatismo. O mecanismo que as causa, porém, ainda não está totalmente esclarecido.

Fonte:  Unesp