segunda-feira, 9 de abril de 2012

HISTÓRIA DA REFLEXOLOGIA

A Reflexologia é uma arte milenar Nas antigas civilizações da China e do Egito, o uso de pontos de pressão sobre os pés já era conhecida. Na China o Dr. Wang Wei  médico no século  4  AC utilizava já nessa época conjuntamente a acupuntura e  a reflexologia. No Egipto pinturas descobertas em Saqqara que data de 2300 AC mostram uma sessão de reflexologia.

Há dados que indicam que a Indía e o Japão também conheciam esta técnica há muitos anos.
Relatórios sobre o tratamento dos órgãos internos através de massagem e reflexos surgiram na Europa pela primeira vez no século XVI. Existe um relatório  sobre o escultor florentino Benvenuto Cellini (1500-1571), indicando que as condições de dor aguda foram tratados pela pressão sobre os dedos dos pés. Também nos Estados Unidos, nessa época, se conhecia essa técnica, os índios frequentemente usavam-na como forma de tratamento para várias doenças.
A Reflexologia baseada na ciência começou no século XIX. É ao  Dr. William Fitzgerald que se deve a reflexologia como a conhecemos hoje.Ele aplicava aos seus pacientes técnicas da Teoria  das Zonas.
Eunice Ingham, uma fisioterapeuta dos Estados Unidos, fascinada pelos excelentes resultados da terapia, por sua vez introduziu  a reflexologia zonal na sua forma atual. Ela escreveu os primeiros tratados sobre reflexologia e, foi a primeira pessoa a desenhar o Mapa do pé, tal como o trabalhamos hoje.