terça-feira, 24 de abril de 2012

MANTRA

Mantra é uma vibração sonora. Man, em sânscrito quer dizer mente, e Tra quer dizer liberação, logo mantra quer dizer a liberação da mente.

Mantra é uma vibração sonora que, quando emitido correctamente, exerce um efeito poderoso no nosso corpo e na nossa mente.
O Mantra acalma as nossas mentes e sentidos, relaxa o nosso corpo e nos liga a energias superiores, pois a sua vibração provoca a limpeza de energias de vibração mais baixas.
Mantra é definitivamente uma palavra de poder, uma palavra sagrada, que deve ser usado com propriedade e consciência.
Apesar de estarmos mais acostumados a associar o conceito de mantra à religião hinduísta, o budismo também incorpora estes sons sagrados na sua doutrina. Cada vertente (como o budismo chinês, o tibetano e o zen-budismo) pode ter características individuais no que se refere à utilização dos mantras, mas a prática está presente em todas elas.

O Om é o mais conhecido de todos os mantras e foge a todas as regras gramaticais, pois é a síntese de todos os sons.

A forma mais aconselhável para potencializar o mantra,é dizê-lo em voz alta, mas se não o poder fazer, pod sussurrá-lo ou apenas mentaliza-lo. Deve estar sentado numa posição confortável e procure relaxar concentrando-se sua respiração no abdômen. A seguir, vocalize o mantra durante pelo menos três minutos.

Um mantra pode ser emitido de diversas formas, através de:
KIRTANS:  vocalizações devocionais de forma extrovertida. É uma maneira celebrativa de entoação que envolve a dança.
JAPA: repetições contínua e ininterruptas de um mantra. Neste caso sem melodia. Sua finalidade é induzir a parada do pensamento, sendo assim de efeito introspectivo. Essa prática é feita com uma espécie de rosário de 108 contas, conhecido como JAPA MALA.
MANAS: a mentalização de um mantra. Este meio é mais eficiente que a vocalização, por não ser audível.