sábado, 4 de agosto de 2012

EFEITOS COMBINADOS DA REFLEXOLOGIA PODAL COM O TRATAMENTO CONVENCIONAL NOS PACIENTES PORTADORES DA DOENÇA DE PARKINSON

De acordo com a Organização das Nações Unidas existem pelo menos quatro milhões de pessoas no mundo com doença de Parkinson. A estimativa é que esse número dobre até 2040, com o aumento da população idosa.

Esta pesquisa objetivou identificar os efeitos combinados da Reflexologia Podal com o tratamento convencional nos pacientes portadores da Doença de Parkinson. Foi realizado na Associação Paranaense dos Portadores de Parkinsonismo localizado na cidade de Curitiba-PR-Brasil, após prévia autorização da instituição e dos 6 pacientes que participaram da pesquisa.

Quanto a coleta de dados, primeiramente os pacientes portadores de Parkinson responderam um questionário após a primeira aplicação da massagem Reflexologia Podal e, após a 10º dia de aplicação.

Os resultados foram analisados através de software Exel for Windows e a realização de correlações e discussões a partir dos dados encontrados e de literatura disponível.Os resultados após todas as sessões de antendimento: dos pacientes sentiram bem-estar, 67% calma, 17% relaxamento; 83% diminuição das dores, 80% melhora da insônia; 73% melhora da constipação intestinal; 68% de melhora da memória; 90% melhora da fala; 85% melhora na deglutição; 72% melhora nos movimentos; 70% melhora na bradicinesia; 78% melhora no humor; 70% diminuição dos espasmos; 76% mais disposição para momentos de lazer; 88% mais facilidade para vestir-se e 74% mais motivação para exercitar-se.

Conclui-se que a reflexologia podal pode apresentar resultados benéficos, combinados com o tratamento convencional em pacientes portadores da doença de Parkinson, melhorando atividades de vida diária e diminuindo reações adversas de outros tratamentos.