terça-feira, 31 de julho de 2012

HALLUX VALGUS - JOANETES

O joanete é uma deformação do dedo grande que causa dor e dificuldade em andar.

Valgus (ou valgo) significa membro ou segmento desviado para fora. Neste caso, hallux valgus corresponde a uma deformação do hallux- dedo grande com desvio lateral, o que leva ao aparecimento de uma protuberância óssea e consequentemente a uma deformidade acompanhada ou não de dor.
Os joanetes provocam dor, em especial quando já estão bastante desenvolvidos. O seu tratamento deve começar logo nos primeiros sintomas, porque quanto mais evoluído estiverem, mais difícil vai ser a sua cura. No entanto não se deve confundir  a dor provocada pela inflamação do joanete com a dor provocada pela gota - depósitos de cristais de ácido úrico na zona das articulações.
Estatisticamente, os joanetes são muito mais comuns nas mulheres que nos homens e quem usa saltos altos e de bico fino tem 20 vezes mais chances de ter joanetes do que uma pessoa que usa sapatos confortáveis.

As principais causas
Físicas:
Calçado muito apertado e uso de salto alto.
Algumas doenças sistémicas inflamatórias, como a artrite reumatóide, ou neurológicas.
Factores hereditários.
Emocionais:
Se compararmos o desvio na formação a um desvio na vida da pessoa, o joanete indica submissão ou resignação. Surge em quem deixa os seus sonhos de lado para que outros sigam os seus e só depois pensa em si próprio.

O que fazer?:
Estar atenta a qualquer sinal que possa aparecer nessa região.
Usar sapatos que não exerçam pressão na zona afectada. Macios, maleáveis, sem costuras internas, com biqueira arredondada e salto entre os 2 e 2,5 centímetros.
Usar acessórios ortopédicos disponíveis nas farmácias, parafarmácias e lojas da especialidade, tais como separadores interdigitais, suportes plantares.