quinta-feira, 8 de setembro de 2016

DEFINIÇÃO DE REFLEXOLOGIA

Muito se tem falado sobre este assunto, mas até ao  momento não houve consenso entre os reflexologistas  e as Associações para terem uma definição única.
 Cada reflexologista  define á sua maneira e há paises que lhe dão nomes diferentes, como é o caso do Brasil que chama a reflexologia de Reflexoterapia.
A Reflexoterapia é o nome inicial da Reflexologia, criada por Eunice D. Ingham, mas que por força do lobby dos fisioterapeutas americanos, se viu obrigada a mudar o nome para Reflexologia.

Mas o primeiro passo foi dado. Foi anunciado esta semana nos Estados Unidos que tinham chegado a um acordo entre as Associações e os Reflexologistas para uma definição:



Reflexology Association of America

“Reflexology is a protocol of manual techniques, such as thumb and finger-walking, hook and backup and rotating-on-a-point, applied to specific reflex areas predominantly on the feet and hands. These techniques stimulate the complex neural pathways linking body systems, supporting the body’s efforts to function optimally. The effectiveness of reflexology is recognized worldwide by various national health institutions and the public at large as a distinct complementary practice within the holistic health field.”



Um grande  passo. Espero que outros virão e se possa chegar em breve a um acordo mundial