terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

AROMATERAPIA

Aromaterapia é o uso terapêutico dos óleos essenciais de plantas, flores, etc, para aliviar a tensão nervosa, aumentar o bem-estar e proporcionar saúde e vitalidade.
Os óleos essenciais são usados em perfumaria, alimentos, e desde há muitos séculos na medicina cosmética.
  Os óleos mais comuns usados na aromaterapia são lavanda, gerânio, bergamota, sálvia e rosa. Podem ser aplicados de várias maneiras: massagem, em pomada ou loção em banhos de imersão e inalados.
Dependendo da planta, os óleos apresentam diferentes propriedades terapêuticas: sedativos, estimulantes, antidepressivos, anti-inflamatório, antisséptico, descongestionantes, analgésicos, etc.
 Os componentes do óleo e ingredientes ativos são absorvidos através da pele, nariz ou pulmões, para a corrente sanguínea e agem sobre o hipotálamo, órgão, que faz a ligação do sistema nervoso ao endócrino,  afetando o humor e o sistema hormonal .
Os tratamentos de aromaterapia são muito individualizada e leva-se sempre em conta a saúde geral, a vitalidade, e  o histórico de saúde emocional, etc, antes de escolher a combinação mais adequada de óleos para um paciente.
Em nenhum caso, a aromaterapia deve substituir os cuidados médicos, nem substituir os tratamentos médicos prescritos.