terça-feira, 25 de setembro de 2012

OS DIABETICOS E OS PÉS

Um Doente com Diabetes deve ter um grande cuidado com os seus pés. Deve:
1-Não fumar.
2-Examinar seus pés todos os dias inclusive entre os dedos. Se tiver dificuldade pode pedir  ajuda ou usar um espelho.
3-Lavar os pés todos os dias com sabão neutro e água morna ou fria. Caso necessário colocar os pés em água morna, sempre controlando a temperatura da água para garantir que não está demasiadamente quente. Enxugar bem os pés, principalmente entre os dedos.
4-Usar creme hidratante nas pernas e nos pés, mas nunca entre os dedos.
5-Aparar as unhas dos pés em linha recta, não retirar as cutículas nem mexer nos cantos.
6-Antes de calçar meias e sapatos, verificar se não há nada dentro deles que possa eventualmente pressionar e machucar os pés.
7-Usar sapatos confortáveis, fechados e macios. Não usar sapatos de bico fino e de salto alto. Sapatos novos devem ser usados aos poucos. Compre os sapatos de preferência no final do dia. Não usar sapatos sem meias. Não usar sandálias de dedo. Não andar descalço, mesmo dentro de casa. Mudar de sapatos a cada 5 horas.
8-As meias de algodão ajudam a manter os pés secos. Se sentir frio nos pés, use meias mais quentes. Procurar usar meias que não tenham costuras e que não prendem a circulação.
9-Não usar almofadas eléctricas, bolsas de água quente e escalda-pés.
10-Se tiver calos, verrugas, bolhas, rachadura, frieiras, unhas encravadas procure o profissional de saúde do local em que faz o tratamento dos diabetes.

Fonte: Busca Saúde

Sem comentários: