REFLEXOLOGIA


A Reflexologia é uma terapia holística, natural , não evasiva e complementar com base no princípio de que os pés e as mãos têm reflexos e cada um  corresponde a um órgão, uma glândula ou a uma parte do corpo.
Por pressões específicas nessas áreas, temos a oportunidade de atingir os órgãos, e outros componentes no interior do corpo, através de uma conexão neural (ou reflexo).
A Reflexologia é uma forma de terapia absolutamente segura. Tem como objetivos, normalizar as funções do corpo, diminuir a tensão, aliviar o stress, melhorar o funcionamento dos nervos e o fluxo sanguíneo por todo o corpo.
A Reflexologia visa ainda corrigir os 3 fatores negativos presentes no processo de desequilíbrio:
        Congestão;
         Inflamação;
         Tensão.
a.   HISTÓRIA
A Reflexologia é uma arte milenar. Nas antigas civilizações da China e do Egito, o uso de pontos de pressão sobre os pés já era conhecido. Há esculturas e pinturas que indicam que a India e o Japão também conheciam esta técnica há muitos anos.
Relatórios sobre o tratamento dos órgãos internos através de massagem e reflexos surgiram na Europa pela primeira vez no século XVI e já nos Estados Unidos, nessa época, os índios usavam-na como forma de tratamento para várias doenças.
A Reflexologia como a conhecemos hoje, devemos ao Dr. William Fitzgerald. Chefe do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital St. Francis, em Hartford, Connecticut, que aplicava aos seus pacientes técnicas da Teoria das Zonas.
Eunice Ingham, uma fisioterapeuta, fascinada pelos excelentes resultados da terapia, por sua vez introduziu a reflexologia zonal na sua forma atual. Escreveu os primeiros tratados sobre reflexologia e foi a primeira pessoa a desenhar o Mapa do pé, tal como o trabalhamos hoje.


B.   TEORIA DAS ZONAS
A reflexologia baseia-se na existência no corpo de um sistema de zonas ou canais longitudinais (verticais) e transversais (horizontais).
Longitudinais -  As dez zonas longitudinais, descritas pelo Dr. Fitzgerald, sobem dos pés pelas pernas e pelo corpo até à  cabeça ,e descem pelos braços e mãos. Há cinco zonas do lado direito do carpo e cinco zonas do lado esquerdo, e todas têm  a mesma largura. No interior de cada zona, há um fluxo de energia que corre por todas os tecidos e órgãos.
A Reflexologia o que faz é desenhar no pé ou na mão essas zonas longitudinais e fazer uma correspondência entre a localização dos órgãos dentro de uma zona do corpo com a respetiva zona  nos pés ou mãos.
Transversais -  Também são identificadas nos pés, e estão de acordo com principais cavidades do corpo humano.  Correm horizontalmente e são  delimitados pelos ossos do pé: cavidade craniana, torácica, abdominal e pélvica.


C.   O que a Reflexologia não é
·         Não é uma massagem aos pés, nem às mãos - embora englobe uma massagem de relaxamento dos pés, ela é muito mais que uma simples massagem;
·         Não é um tratamento médico como conhecido e praticado no ocidente – ela é uma das disciplinas da Medicina Tradicional Chinesa;
·    Não é alternativa – ela é uma terapia complementar, não substitui qualquer tratamento médico. Alguns atletas necessitam de cirurgias corretivas ou procedimentos para se recuperar de uma lesão e a Reflexologia é uma terapia adicional no processo de recuperação;
·        Não faz diagnósticos - só os médicos o podem fazer;
·       Não trata de doenças específicas - sendo uma terapia holística ela trata do paciente como um todo;
·      Não cura - O paciente é o único capaz de se curar a si próprio. Se este não se quiser curar, não há qualquer terapia ou terapeuta que o possa fazer. A Reflexologia ajuda a facilitar a cura;
·       Não é evasiva - não provoca danos ao paciente, porque trabalha com energias subtis e não faz intervenções;
·    Não emprega qualquer tipo de equipamento, nem tecnologias - os únicos instrumentos utilizados são as mãos do terapeuta, creme, óleos e pó de talco;


MAIS INFORMAÇÕES EM POSTES DO BLOGUE


Zonas Longitudinais