quarta-feira, 20 de março de 2013

AS ALERGIAS

 
No nosso meio, estamos expostos a numerosas substâncias químicas. Geralmente o corpo pode lidar com uma certa quantidade de toxinas. No entanto, o nosso sistema imunológico enfraquece pela exposição às toxinas e entrar em overdrive. Isto acontece, quando temos uma reação alérgica.Nessa altura a energia e a vitalidade ficam comprometidos.
 
A Alergiaé uma desordem fisiológica. É uma resposta exagerada do sistema imunológico, ou seja, as nossas defesas reagem desproporcionalmente a uma substância estranha  ou tóxico  ao organismo. Para responder a esse ataque, como defesa, o nosso organismo coloca em prática uma série de mecanismos de rejeição: coceira, tosse, erupções cutâneas, inflamação, etc.
 
Os portadores de alergias são chamados de atópicos ou mais popularmente de “alérgicos”.
 
As reações alérgicas, sendo reações imunológicas, são extremamente específicas, reagindo o organismo exclusivamente a determinante antigênico usado como imunógeno ou com uma estrutura semelhante.
 
As reações de hipersensibilidade são chamadas reações de hipersensibilidade imediata quando exigem apenas minutos para seu aparecimento,  ou  reações de hipersensibilidade tardia quando só se desenvolvem depois de muitas horas.
 
Embora exista uma predisposição hereditária para um indivíduo ser alérgico, estima-se que em pelo menos 20 por cento da população desencadeia doenças alérgicas.
 
Catalogam-se três tipos de alergias: respiratórias, alimentares e dermatológicas,  segundo o sistema do organismo que afetam.