sexta-feira, 23 de maio de 2014

O QUE PENSAM QUE A REFLEXOLOGIA É


Muitas vezes quando digo que sou Terapeuta de Reflexologia as pessoas perguntam: O quê que é isso?
Infelizmente ainda há um completo desconhecimento desta terapia e dos seus benefícios. Depois quando começamos a explicar dizem logo: AH! É uma massagem nos pés!
E mais uma vez temos que esclarecer que a Reflexologia não é uma massagem, mas muito mais do que isso. A massagem a que eles se referem podem ser manobras de relaxamento que fazem parte inicial do tratamento, mas a terapia vai muito mais longe.
Há que saber diferenciar e explicar ao público em geral que a Terapia de Reflexologia é uma terapia energética, holística e complementar com mais de 5000 anos e que a massagem a que se referem tem a finalidade de relaxar o pé. Muitas vezes referem-se às massagens feitas em SPA’s ou cabeleireiros.
A Reflexologia é fundamentada sobre a existência, ao nível de algumas superfícies do corpo humano, de zonas reflexas de sistemas ou partes de órgãos, que  por pressão podem ser tratadas.  Há explicações neurológicas e energéticas que podem explicar o seu funcionamento. E hoje em dia já há estudos que demonstram a sua eficiência.
Há necessidade de se conhecer bem os mapas dessas zonas e através do manobras especificas  pode-se  efetuar um tratamento adequado  à situação do paciente.