segunda-feira, 19 de maio de 2014

REFLEXOLOGIA COMO TERAPIA COMPLEMENTAR


A Reflexologia é uma terapia holística complementar que pode ser efetuada simultaneamente a qualquer tratamento médico alopático.
Os benefícios da Reflexologia têm sido demonstrado em muitos estudos e eu já tive casos específicos em que a recuperação pós operatória foi muito mais rápida e noutros em que a reflexologia ajudou a melhorar e mesmo a fazer desaparecer alguns sintomas que os doentes tinham.
Se o paciente está a ser seguido por um médico é correto e digo mais ético, que este seja informado que o doente está a fazer reflexologia. Em muitos casos são os próprios pacientes que informam os médicos de intenção de fazerem reflexologia e depois ficam muito admirados quando estes lhe dizem que fazem muito bem.
Um reflexologista nunca deve interferir com qualquer medicação que o paciente esteja a tomar no entanto deve, sempre que possível, ter conhecimento dos remédios que o paciente toma porque estes são uma fonte indireta de informação.
Como a reflexologia em algumas doenças: diabetes, tiroide, hipertensão pode alterar as reações do paciente à medicação pode haver necessidade de se ajustar essa medicação. E isso é algo que só pode ser decidido pelo médico que assiste ao doente.