quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

ELEMENTO ÁGUA

É o elemento moderadamente Feminino YIN é frio e húmido.
Representa o reino da emoção profunda e das respostas sentimentais, que vão desde as paixões compulsivas aos medos esmagadores, à aceitação plena e amor pela criação, é o dar e receber.
É a reação intuitiva, emocional e é muito importante em termos de interação entre duas pessoas no nível emocional.
A água limpa e flui; quando ela está equilibrada o indivíduo pode relacionar-se emocionalmente com os outros e ter uma empatia apropriada, sem tornar-se demasiadamente subjetivo. A pessoa estabelece igualmente um contato com suas faculdades intuitivas, podendo manifestar habilidades criativas.
A água amacia e torna o corpo harmonioso, dando-lhe suavidade e ternura.
Por vezes aparenta calma, noutras provoca a destruição. Pode ser como um rio, aberto, fluido e incontrolável, ou como um lago, estagnado e parado.
Nunca mostra a sua verdadeira essência no exterior; para conhecer há que penetrar no seu interior,
No pé, o elemento água encontra-se acima do elemento terra. Representa a região abdominal os órgãos que contêm os fluidos corporais (como os rins, intestinos e uma parte da bexiga) e igualmente todos os fluidos corporais.
Um pé água apresenta uma cor ligeiramente arroxeada, zonas inchadas com retenção de líquidos, edemas, é frio, pálido e húmido, apresenta escamação e  ondulações, em tecido fino e brando, cócegas ,hipotonicidade muscular (pé mole), tem unhas bandas e húmidas.