terça-feira, 11 de dezembro de 2012

ELEMENTO TERRA


É o elemento moderadamente feminino YIN é frio, passivo e seco.
A terra corresponde à estabilidade na vida É o elemento mais resistente, está relacionado com a solidez e a densidade representando assim a força física.
É igualmente firme, possuindo a flexibilidade para ser trabalhada e transformada.Corresponde ao alicerce da vida, pode ser fértil e produtiva mas também por vezes estéril.
É autossuficiente, lenta, demora algum tempo a produzir mudanças mas consegue igualmente alterar o seu aspecto sem aviso prévio.
Possui energia suficiente para enfrentar a vida e lidar com os obstáculos que a mesma lança e representa a estabilidade a sobriedade, o bom senso, as qualidades do dia a dia e a consolidação da vida.
A compreensão inata da maneira de funcionar do mundo material dá à Terra paciência e autodisciplina.
O Elemento Terra relaciona-se com as realizações materiais, dependência ou independência com pessoal e material. o “eu tenho”.
A Terra é representada pelo calcanhar, na zona pélvica e associa-se à eliminação de resíduos e ao sistema esquelético. 
 Um pé Terra apresenta as seguintes características: Pele seca e áspera, alguma escamação, vasos sanguíneos salientes(negros e/ou azuis), deformação óssea, presença de “areia” sob a pele,  verrugas e/ou calos, zona quente  e unhas grossas.