domingo, 9 de dezembro de 2012

ELEMENTO FOGO


É o elemento mais masculino YANG é quente, acolhedor, positivo e seco.
Este elemento expressa-se por actividade, energia e busca de conhecimento e identidade.
 
A acção é o factor base de Fogo.
Ele é o que ajuda a criação, dá vida e aquece quando moderado. É o poder que queima, destrói, seca e ofusca quando excessivo.
Simboliza o espírito, planos superiores, a vitalidade, a identidade pura.
 
Existem dois aspectos importantes no elemento fogo que são o necessitar de oxigénio continuamente e o de fornecer luz incessantemente.
Identifica-se com decisões rápidas e impulsivas, a capacidade de consumir tudo num momento, como no caso de situações agudas (ex. ataque cardíaco). É um elemento que se esforça para chegar sempre mais alto. É dinâmico e exigente, representa a ambição, os valores a irreflexão. É complicado e exigente.
 
Representa o Ego, a força interna da personalidade e o lugar de equilíbrio interno, o “eu quero”.
 
O Fogo encontra-se presente na cavidade torácica. No pé manifesta-se desde a extremidade inferior do esterno até às clavículas e contêm os pulmões, o coração, os músculos peitorais e a região superior das costas e representa também o sistema muscular.
 
Um pé fogo apresenta uma coloração avermelhada é quente, pode ter a sensação de estar “inflamado” .Algumas chagas, pele seca, músculos tensos e hipertonicidade muscular são algumas das características deste pé.