quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

SEROTONINA


A Serotonina e o nosso bem-estar
A serotonina proporciona calma, bem-estar pessoal, bom humor felicidade e ajuda numa boa noite de sono.
A serotonina é um neurotransmissor, ou seja, uma substancia encargada de transmitir os sinais nervosos através dos neurónios.
Os seres humanos possuem entre 5 e 10 mg de serotonina no organismo, sendo que 90 % se segrega no intestino e o resto dos 10% no cérebro.
As principais funções da serotonina são:
  • Regular o sono: A serotonina intervém na produção da melatonina, uma hormona, que regula os ciclos do sono. Para conseguir uma boa noite de sono, para além de controlar o momento do sono, a serotonina intervém no controle do stress e da temperatura corporal.
  • Regular os estados de ânimo: A serotonina tem um papel fundamental no nosso estado de ânimo, é responsável por numerosas anomalias da personalidade e especialmente pela  da depressão. Os estados depressivos podem ocasionar muitos sintomas negativos como a ansiedade, falta de segurança, medo, fatiga, baixa estima, cansaço, ideias suicidas, etc.
  • Regula alguns processos corporais: A serotonina intervém no controle do apetite porque controla os níveis de saciedade.
  • Intervém em numerosas funções fisiológicas: A serotonina intervém na constrição dos vasos sanguíneos, na frequência cardíaca, na inibição de secreções gástricas, na produção de numerosas hormonas, na estimulação muscular, na regeneração do fígado e favorece a divisão das células.
A Reflexologia é útil porque ajuda na produção da serotonina ao:
·         Ativar as áreas reflexas do cérebro e dos intestinos, 
·         Trabalhar o sistema endócrino,
·         Relaxar o paciente,
·         Desbloquear energias. 

Sem comentários: