quarta-feira, 15 de agosto de 2012

REFLEXOLOGIA UTILIZADA PARA PACIENTES COM CANCRO

Dez minutos tratamentos de Reflexologia podem proporcionar alívio da dor, náuseas e ansiedade, segundo um relatório da Escola de Enfermagem da Divisão de Ciência e Design, Universidade de Canberra, Austrália.
Enfermeiros da Escola realizaram um estudo empírico sobre o uso de massagem nos pés como uma intervenção de enfermagem em pacientes internados com câncer. O estudo foi desenvolvido a partir do trabalho anterior de Ferrell-Torry e Glick (1992).
87 Pacientes participaram do estudo e cada um recebeu 10 minutos de  reflexologia podal (5 minutos por pé). Os resultados revelaram que os tratamentos produziram um efeito significativo e imediato sobre as percepções dos pacientes de dor, náuseas e relaxamento, quando medida com uma escala visual analógica.
O uso da reflexologia  nos pés como um método complementar é recomendada como uma intervenção de enfermagem relativamente simples para os pacientes que experimentam náuseas ou dor relacionada com o tratamento do cancro.
Os resultados foram tão positivos que os pesquisadores recomendaram que outras pesquisas utilizem um número maior de pacientes nos ensaios clínicos controlados na eficiência da reflexologia para aliviar náuseas, dor e ansiedade, quando esta é aplicada em casa pela família.
Foot massage. A nursing intervention to modify the distressing symptoms of pain and nausea in patients hospitalized with cancer. Grealish L, Lomasney A, Whiteman B Cancer Nurs 2000 Jun;23(3):237-43