quarta-feira, 7 de novembro de 2012

A REFLEXOLOGIA E O SISTEMA DIGESTIVO


A principal função do sistema digestivo é a digestão ou seja o fracionamento do alimentos e de líquidos em substâncias químicas e líquidas, que podem ser absorvidas pela corrente sanguínea e transportadas por todo o corpo. A eliminação das escórias através da excreção pelas fezes.
As reações químicas da síntese e de catabolismo libertam energia, permitindo a sobrevivência do organismo a partir da matéria- prima que á alimentação.
O sistema digestivo, que compreende o conjunto dos órgãos necessários ao metabolismo, desde os dentes até aos intestinos, tem dois componentes principais:
·         Canal alimentar ou trato digestivo
·         Órgãos digestórios acessórios
O canal alimentar é um tubo muscular oco que inicia-se na boca e estende-se até ao ânus e inclui:
 Boca - onde de inicia o fracionamento mecânico dos alimentos
Faringe – ajuda na deglutinação com o aprisionamento do alimento e a propulsão dele em direcção ao esôfago
Esôfago – impulsiona os líquidos e sólidos para o estômago,
Estômago - serve para  armazenar temporariamente os alimentos, inicia a digestão, fraciona os alimentos transformando-o em quimo e movimento os conteúdos gástricos em direcção ao intestino delgado.
Intestino delgado – é o órgão mais longo do trato digestivo e possui 3 divisões: duodeno, jejuno e íleo. Completa a digestão alimentar, absorve as moléculas de alimentos através de sua parede para o sistema circulatório e segrega hormonas que ajudam a controlar a secreção de bílis, suco pancreático e suco intestinal.
Intestino grosso – Absorve a água, segrega muco e elimina as escórias digestivas. Possui 6 segmentos: ceco, colo ascendente, colo transversal, colo descendente, colo sigmoide, e o reto que termina no ânus.
Os órgãos acessórios – fígado, sistema do duto biliar e pâncreas contribuem com hormonas, enzimas e bílis que são vitais para a digestão.
A Reflexologia estimula o aparelho digestivo a trabalhar eficientemente e ao promover uma melhor absorção dos alimentos, garante um metabolismo mais equilibrado e o sucesso é permanente se houver um cuidado ao mesmo com os hábitos alimentares.