segunda-feira, 5 de novembro de 2012

ZONAS TRANSVERSAIS NO PÉ

Os espaços dentro do corpo que contêm os órgãos internos são chamados de cavidades do corpo. As cavidades ajudam a proteger, isolar e sustentar os órgãos internos.

Na Reflexologia a maioria dos mapas dividem o pé em 5 zonas transversais que correspondem a 5 cavidades: craniana, torácica, abdominal, abdominal/pélvica e pélvica
Foram  identificadas nos pés, originalmente por Hanne Marquarclt:
Cavidade craniana é formada pelas áreas da cabeça e do pescoço.
A linha clavicular ou dos ombros, que fica abaixo dos dedos, divide a cavidade craniana da cavidade torácica.
Cavidade torácica contem os pulmões o coração, o timo, o esôfago, a traqueia e vasos sanguíneos, como a aorta. Os ombros estão também incluídos nesta cavidade.
O diafragma, uma camada muscular em forma de domo e importante músculo da respiração, divide a cavidade central do corpo em cavidades torácica e abdominal.
Cavidade abdominal, logo abaixo do diafragma  contém o estômago, o baço, o fígado, a vesícula biliar, o pâncreas,
A divisão da cavidade abdominal para a abdominal/pélvica é feita pela linha da cintura. Esta linha recta imaginária, está no meio do pé. Inicia-se a partir da tuberosidade  do 5º metatarso  e  segue em linha recta pelo planta do pé até à medial.
Cavidade abdominal /Pélvica contem o intestino delgado e a maior parte do intestino grosso e a bexiga
A divisão da cavidade abdominal/pélvica para a pélvica é feita pela linha da pélvis. Esta linha imaginária começa num dos lados do tornozelo e termina no outro, passando pelo início do calcanhar.
Cavidade pélvica, é a parte inferior do pé e contém porções do intestino grosso e os órgãos genitais internos.