terça-feira, 6 de novembro de 2012

ATIVIDADES ROTINEIRAS QUE TAMBÉM QUEIMAM CALORIAS

Academia recheada de aparelhos e colchonetes, música alta e muita gente motivada costumam compor o cenário idealizado por quem deseja mandar as gordurinhas para bem longe. Mas não é preciso passar algumas horinhas na academia para atingir este objetivo.
 
Existem atividades rotineiras praticadas ao ar livre que, se bem feitinhas, podem lhe ajudar a manter a forma, sabia? Quer uma ajudinha? Então confira alguns exemplos de ações aparentemente descompromissadas que o personal trainer Robson Santos indica como bacanas para deixar o corpo mais enxuto:
 
Caminhada diária: seja para ir ao trabalho, fazer compras ou qualquer outro motivo. Procure andar ininterruptamente por pelo menos 25 minutos em ritmo médio para obter melhores benefícios.

Levar o cachorro para passear: essa também é uma ótima alternativa para melhorar a tanto a qualidade de vida do seu cão como a sua. Você aproveita e faz uma boa caminhada.
 
Utilizar bicicleta como transporte: se tiver a possibilidade troque o carro pela bicicleta. Além de mais saudável é mais ecológico e sustentável.
 
Brincar com os filhos: ninguém tem mais energia e disposição do que as crianças. Por isso, participar de jogos e brincadeiras com elas, além de muito bom para o relacionamento, é uma excelente atividade para queimar calorias e manter a saúde. Pega-pega, queimada, bola... São tantas opções de brincadeiras, não é?
 
Fazer exercícios ao ar livre é sempre mais prazeroso. Mas é preciso tomar alguns cuidados. Robson fez uma listinha bacana para a gente:
 
Hidratação: leve uma garrafinha com água para ir bebendo ao longo da atividade. Na academia ou clube sempre temos água disponível para a hidratação e o ambiente é normalmente climatizado para diminuir a sudorese, regalias que a rua não tem.
Trânsito: andar pelas ruas pode ser mais prazeroso do que na esteira, mas também é mais perigoso, pois dividimos espaço com carros, motos e bicicletas que nem sempre respeitam os pedestres ou ciclistas. Procure planejar um trajeto seguro e sempre preste muita atenção ao trânsito.
 
Música: a gente sabe que uma musiquinha deixa o dia sempre mais animado e quando ela embala nossa atividade física é melhor ainda. Porém, na rua, evite ouvir música em fone de ouvido em trajetos onde você divide espaço com veículos. Assim é possível prestar atenção ao redor e tomar as atitudes necessárias em caso de perigo.
 
Proteção da pele: se for treinar durante o dia use sempre protetor solar, mesmo nos dias encobertos, pois a longa exposição aos raios solares pode trazer riscos à saúde.Sobre o horário ideal, Robson pensa que é melhor evitar treinar entre 11h e 16h, já que nesse período os raios solares representam mais riscos. "Também temos que tomar cuidado ao treinarmos muito cedo ou muito tarde, por questões de segurança. Certifique-se de que o local é seguro e bem iluminado."

Por Juliana Falcão(MBPress)