quarta-feira, 7 de novembro de 2012

A REFLEXOLOGIA E O SISTEMA REPRODUCTOR


O aparelho reproductor feminino consiste nos seios que abrigam as glândulas mamárias, dois ovários, duas trompas de Falópio, útero, colo do útero, vagina e a genitália externa.
Nos homens o sistema genital masculino consiste em pênis, escroto e seus conteúdos, próstata e as estruturas inguinais  que produzem, transferem e introduzem o esperma maduro dentro do trato reproductor masculino. Também exerce um papel na produção dos hormonas sexuais masculinos.
Anatomicamente a principal distinção entre o homem e a mulher é a presença de uma genitália externa evidente no homem, por outro lado os principais órgãos reproductivos da mulher situam-se na cavidade pélvica.
Os ovários e os testículos também fazem parte do sistema endócrino.
As hormonas sexuais masculinas são produzidas nos testículos e nas glândulas supra-renais:
·         Testosterona
·         Hormona luteinizante
·         Hormona estimulante do folículo.
Os ovários produzem
·         Estrogénio
·         Progesterona
·         Pequenas quantidades de andrógenos
As 4 hormonas envolvidas no ciclo menstrual são:
·         Estrogênio
·         Progesterona
·         Luteinizante
·         Hormona estimulante do folículo.
O ciclo reproductor feminino geralmente dura 28 dias, e ocorrem 3 tipos de alterações: ovulatório, hormonal e endometrial.

A Reflexologia tem um papel muito positivo na manutenção de um aparelho reproductor saudável. A Reflexologia ajuda a regular o ciclo menstrual feminino, da mesma forma que ajuda na melhoria dos problemas masculinos com a próstata.  A Reflexologia pode ser um aliado nos problemas de infertilidade e nas dificuldades sexuais de ambos os sexos.