segunda-feira, 5 de novembro de 2012

A REFLEXOLOGIA E OS SISTEMAS DO CORPO


O delicado equilíbrio entre a boa saúde e a doença é muito frágil, mas graças á nossa capacidade de cura o nosso corpo continua a se regenerar e a compensar sempre de pois de uma doença ou acidente
Hoje vou iniciar uma série de artigos sobre os principais sistemas, seus órgãos e funções, para ficarmos a conhecer um pouco melhor a máquina maravilhosa que é o nosso corpo e como a Reflexologia pode ser uma aliada na recuperação mais rápida de qualquer transtorno que nos pode afectar quer seja ele físico ou mental.Não será nenhum tratado de anatomia e fisiologia, mas um resumo de cada sistema e dos órgãos mais importantes e como a Reflexologia pode ajudar a equilibrar e a melhorar algumas patologias.
O corpo humano consiste de vários níveis de organização estrutural que estão associados entre si.
As substâncias químicas são constituídas de átomos, a menor unidade de matéria, e alguns deles, como o carbono (C), o hidrogênio (H), o oxigênio (O), o nitrogênio (N), o cálcio (Ca), o potássio (K) e o sódio (Na) são essenciais para a manutenção da vida.
Os átomos combinam-se para formar moléculas; dois ou mais átomos unidos. Exemplos familiares de moléculas são as proteínas, os carboidratos, as gorduras e as vitaminas.
As moléculas, por sua vez, combinam-se para formar o próximo nível de organização: o nível celular. As células são as unidades estruturais e funcionais básicas de um organismo. Entre os muitos tipos de células existentes no corpo estão as células musculares, nervosas e sanguíneas.
Os tecidos são grupos de células semelhantes que, juntas, realizam uma função particular. Os quatro tipos básicos de tecido são: tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso.
Quando diferentes tipos de tecidos estão unidos, formam-se os órgãos,  que têm funções específicas Exemplos de órgãos são o coração, o fígado, os pulmões, o cérebro e o estômago.
Um sistema consiste no conjunto de de órgãos relacionados que desempenham uma função comum.
A Reflexologia ao trabalhar dá maior ênfase aos níveis de organização estrutural mais complexa.