segunda-feira, 12 de novembro de 2012

A REFLEXOLOGIA E O SISTEMA MUSCULAR

O sistema muscular e o sistema ósseo são os sistemas responsáveis por dar o formato ao corpo  e a capacidade deste se movimentar. Eles trabalham em conjunto com o sistema nervoso para produzirem os movimentos voluntários, porque os músculos contraem-se quando são estimulados por impulsos provenientes do sistema nervoso
O sistema muscular é composto pelos músculos, tendões e ligamentos e é responsável por cerca de 50 % do peso do nosso corpo.
A maioria dos músculos está fixada aos ossos seja directa ou indirectamente.
Existem 3 tipos de músculos no corpo humano:
·         Cardíaco (coração)
·         Involuntário   ou Visceral
·         Voluntário ou Esquelético
Os músculos voluntários movimentam partes do corpo ou o corpo como um todo. São responsáveis tanto pelos movimentos voluntários quanto reflexos. São eles que mantêm a postura e geram o calor corporal.
Os músculos involuntários são aqueles que não estão sobre o controle directo do cérebro.
Tendões são cordões espessos de tecidos  que fixam os músculos ao ossos. Não têm elasticidade e somente força.
Ligamentos são os tecidos que ligam os ossos a outros ossos e têm alguma elasticidade, a suficiente para evitar que os ossos saiam do lugar, mas possibilitam ligeira liberdade de movimento.
A Reflexologia tem resultados muito bons na libertação imediata de músculos tensos. Todos os músculos respondem bem à Reflexologia, mas os ombros, pescoço e as articulações dos quadris, respondem particularmente bem.
A Reflexologia ajuda também a eliminar os resíduos que impedem as fibras musculares de deslizarem com facilidade e diminui a sensação de rigidez que afectam muitas vezes o sistema muscular.