segunda-feira, 5 de novembro de 2012

REFLEXOLOGIA E SISTEMA ENDÓCRINO


A Reflexologia ajuda a equilibrar o corpo ao trabalhar os órgãos e glândulas para que estes funcionem no melhor das suas capacidades e possibilitem a harmonização das principais unções vitais, que vão proporcionar um Bem Estar geral.
As principais funções do sistema endócrino são regular e integrar os diversos metabolismos e as funções químicas do corpo. A mais leve irregularidade na produção hormonal pode resultar em distúrbios, tais como:
·         Perda de cabelo
·         Crescimento excessivo
·         Obesidade
·         Falta de libido
·         Diabetes
·         Oscilação de humor
·         Stress
 E outros…

Os principais componentes do sistema endócrino são:
·         As glândula
·         As hormonas
·         Os receptores

As glândulas são unidades funcionais formadas de células que segregam hormonas, localizadas em várias regiões do corpo. Cada glândula tem funções específicas que ajudam a manter o organismo interno em condições normais e a promover a sobrevivência do organismo.

As principais glândulas são:
·         Pineal ou Epífise,
·         Hipófise ou Pituitária,
·         Tireoide
·         Paratireoide,
·         Timo
·         Suprarrenais,
·         Pâncreas,
·         Gonadas Ovários e Testículos.

As Hormonas  são moléculas químicas  que podem ser produzidos e ter uma ação local, ou podem ser produzidos em uma glândula endócrina e ter efeito em um local distante.
O Hipotálamo , não sendo glândula ,constitui uma das principais ligações entre o sistema nervoso central (SNC) e o hormonal. O hipotálamo ajuda a controlar algumas glândulas endócrinas pela estimulação neural e hormonal..Ele controla; a temperatura do corpo, a fome, a sede, o equilíbrio hídrico, função sexual, dentre outras. É relacionado com as emoções e como o sono.