segunda-feira, 5 de novembro de 2012

COMO VENCER O JET LAG

O jet-lag é o desajuste físico e emocional que experimentamos quando mudamos de fuso-horários em poucas horas.
O Jet Lag ocorre como consequência de viagem através de vários fusos horários, o que se tornou comum com as viagens a jato e daí o nome em Inglês (Jet, jato; Lag, diferença de horário). Desta maneira após uma viagem passando por vários fusos horários a pessoa se sente como se o relógio interno dela (relógio biológico) não estivesse no mesmo do horário do local.
A rapidez em que o corpo se ajusta ao novo horário varia de pessoa para pessoa. Enquanto algumas pessoas demoram muitos dias para se adaptar ao novo horário, outras demoram poucas horas para fazê-lo. Normalmente para cada hora de fuso horário o organismo demora cerca de um dia para se habituar.
As principais causas são:
·         Muitas horas sentadas.
·         Má circulação do sangue.
·         Padrões alterados de sono e vigília.
·         Alteração de pressão.
Existem alguns métodos naturais que permitem aliviar os efeitos do jet-lag.
Aromaterapia:
1.       Preparar uma tintura de alecrim e tomar 10 gotas diluídas num pouco de água de 4 em 4 horas. Vai ajudar a estimular e tonificar o sistema nervoso e se adaptar mais facilmente.
2.       Usar óleo essencial de toranja à chegada para ajudar a manter a mente focada e alerta ao ajustar ao fuso horário diferente.
3.       Óleo essencial de lavanda e gerânios, em uma banheira ou em uma loção, para relaxar antes de ir para a cama e para ajudar a induzir o sono.
4.        Óleo essencial de hortelã-pimenta também pode ser usado na parte da manhã para estimular a mente.
Atenção: hipertensos não usem alecrim!
Essências Vibracionais:
Pode usar os Florais de Bach: Olive (cansaço físico) + Walnut (adaptação),  2 gotas de cada em uma garrafa de água mineral e beber, aos poucos, ao longo do dia.
 
Reflexologia:
Uma massagem de Reflexologia seria o ideal para trabalhar a glândula pineal e todo os sistema endócrino, mas se não for possível, pode executar alguns exercícios de autoterapia na mão, principalmente trabalhar a produção de melatonina.
1.       Solte a mão direita, rodando o pulso nos 2 sentidos.
2.       Apertar várias vezes a cabeça do polegar da mão direita.
3.       Carregar no bordo superior da unha do lado de fora da mão direita, e rode o seu dedo  durante 15 segundos.
4.       Mantenha a sua mão direita aberta com a palma voltada para si. Coloque o seu polegar esquerdo firmemente na área do reflexo do plexo solar. (ver mapa das mãos) Levante ligeiramente os dedos para cima e dobre-os depois para a frente na sua direção, por cima do outro polegar.
Mantenha o polegar que está a trabalhar e deixe que a mão direita faça o balanceamento suave dos dedos para trás e para a frente num movimento rítmico. Faça 15 movimentos.
Repita tudo para a mão esquerda.
 
 
Dicas Úteis.
  • Beba muita água.
  • Faça o horário do local desde o primeiro momento.
  • Faça exercícios e tente apanhar sol durante o dia. Caminhe o mais que puder.
 

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