quarta-feira, 3 de outubro de 2012

ALIMENTOS AMIGOS DO INTESTINO

Cereais Integrais - Fornecem fibra insolúvel que retém água nas fezes e as mantêm moles, favorecendo o seu trânsito intestinal.
Pão Integral - O pão integral tem um efeito idêntico ao dos cereais integrais
Fruta - Fornece água e fibra, o que facilita o trânsito das fezes. As frutas secas também são eficazes contra a prisão de ventre, especialmente as uvas passadas, os figos e as ameixas.
Hortaliças - Pela sua riqueza em fibra aumentam o bolo intestinal e tornam-no mais mole.
Leguminosas - Devido à clorofila, possuem um suave efeito laxante.
Ameixa - Contém pectina (um tipo de fibra solúvel) de acção suavizante e laxante, assim como substâncias que estimulam os movimentos intestinais (peristálticos). O uso de ameixas regularmente ajuda a reeducar o intestino.
Sementes de Linho - Comem-se inteiras, bem mastigadas, ou em forma de farinha. Têm um efeito laxante graças ao seu conteúdo em fibra solúvel que, além de laxar, suaviza a mucosa intestinal.
Uva - Além de combater a prisão de ventre, a uva equilibra a flora intestinal e facilita o bom funcionamento digestivo. As uvas são eficazes da mesma forma; frescas ou passadas.
Figo- Tem uma acção em tudo semelhante à ameixa.
Mel - A fructose, açúcar que constitui praticamente 50% do peso do mel, tem uma acção laxante devido a não ser completamente absorvido pelo intestino delgado.
 
 

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