quarta-feira, 24 de Outubro de 2012

ÓLEO DE SOJA, GIRASSOL,CANOLA E MILHO. QUAL ESCOLHER?

Saiba diferencia cada óleo e fazer a escolha certa.
Hoje em dia encontramos uma variedade enorme de óleos nas prateleiras dos supermercados. Mas qual será o melhor para levar pra casa? Qual o melhor para cozinhar, fritar ou temperar salada? Qual o melhor para a minha saúde? Pensando nisso separamos alguns óleos para esclarecer algumas dúvidas.
A gordura é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo, portanto pode ser consumido por qualquer pessoa, desde que seja com moderação. Os óleos podem ter seus benefícios, porém são muito calóricos, sem contar que nada em excesso faz bem. Um grama de gordura equivale a 9 calorias, portanto 1 colher de sopa de óleo tem em média 117 calorias.
Óleo de soja - Rico em gordura poliinsaturada ômega 3 e ômega 6. Este tipo de gordura combinada ajuda no processo antiinflamatório, diminui risco de doenças cardiovasculares, regula os níveis de colesterol total, diminuindo o colesterol ruim (LDL) e aumentando o colesterol bom (HDL). Outro fator positivo deste óleo é o custo-benefício, sendo o óleo mais em conta. Pode ser aquecido até 180ºC sem perder as propriedades.
Óleo de milho - Rico em gordura poliinsaturada - ômega 6 - e monoinsaturada, ajuda a melhorar os níveis do colesterol, protege as artérias e melhora o sistema imunológico. Pode ser também aquecido até 180ºC.
Óleo de Girassol - Contem ômega 6 e 9 porém em pequenas quantidades. Mas é rico em vitamina E, que é considerada um poderoso antioxidante no combate ao envelhecimento e estresse oxidativo além de auxiliar no bom funcionamento do sistema imunológico; e gordura monoinsaturada, ótimo para prevenir doenças cardiovasculares. É um pouco mais resistente do que os outros óleos, podendo ser aquecido até 200ºC.
Óleo de Canola - Óleo conhecido como monoinsaturado, decorrente do alto teor deste tipo de gordura. Contem menos teor de gordura saturada: menos que os de soja, milho e girassol. Tem ótima relação ômega 3 e 6 e pode ser substituído pelo azeite, mas por ser refinado acaba perdendo um pouco de suas propriedades. A grande vantagem é o preço menor que o azeite. Pode ser aquecida até 180ºC, mas é ótima para temperar saladas.
Azeite de Oliva - É o mais famoso óleo monoinsaturado, seu consumo de forma moderada ajuda a manter o colesterol total dentro dos níveis normais e aumenta os níveis do colesterol bom - HDL. Além disto, é rico em vitamina E e ajuda a regular o intestino. Por não ser refinado tem mais compostos bioativos que possuem atividade antioxidante e previne doenças cardiovasculares, processos inflamatórios e doenças crônicas.A diferença entre o azeite e o azeite extra-virgem é a acidez de cada um, quanto menor a acidez maior a pureza do produto. O extra-virgem é menos ácido e é recomendado utilizar na forma crua, como em temperos de salada. Já o azeite é mais ácido sendo este recomendado para o cozimento.A gordura do azeite pode ser aquecida, mas suas propriedades benéficas são preservadas apenas até 180ºC. Pode ser usado para refogar, assar e cozinhar.
Outra dica é não reutilizar os óleos aquecidos, quanto mais aquecidos menos gordura insaturada eles têm e com mais gordura saturada ficam, alterando o que era bom para ruim.
O ideal é variar os tipos de óleos para conseguir aproveitar todos os benefícios que cada um pode oferecer!

 

 

Sem comentários: