terça-feira, 10 de abril de 2012

O BENEFÍCIO DO RISO

Quando soltamos uma boa gargalhada, nem imaginamos o quanto estamos a ajudar o nosso organismo. Conheça o poder alquímico que o riso, a gargalhada e o bom humor têm de afectar positivamente todo o corpo humano

- Coração: O ritmo cardíaco acelera. Em alguns casos, os batimentos podem atingir 120 pulsações por minuto - em repouso, o coração tende a bater, em média, 70 vezes por minuto. Quando a pulsação aumenta, o sangue passa a circular pelo organismo mais rápida e intensamente, o que provoca um aumento significativo na oxigenação de todas as células, tecidos e órgãos.
- Pulmões: Durante uma gargalhada, a absorção de oxigénio pelos pulmões aumenta. A inalação de ar é mais intensa e profunda e a expiração necessariamente mais forte. Com maior ventilação pulmonar, o excesso de dióxido de carbono e vapores residuais são rapidamente eliminados, promovendo uma limpeza ou desintoxicação. A prática contínua irá produzir um aumento da capacidade e tonificação pulmonar.

- Músculos abdominais: Os músculos mais trabalhados durante uma gargalhada são os abdominais. Os movimentos funcionam como uma espécie de massagem para o sistema gastrointestinal, melhorando a digestão e todo o trabalho de mobilização e excreção. Revigora também todo o trabalho hepático. É comum dizer: “ri tanto que desintoxiquei o fígado”.

- Vasos sanguíneos: Com o maior bombeamento de sangue promovido pelo coração, os vasos sanguíneos dilatam-se, originando uma redução automática da pressão arterial. Acontece em paralelo uma limpeza dos vasos e um relaxamento muscular global.

- Sistema imunológico: Durante uma sessão de gargalhadas, os níveis dos hormonas do stress baixam. Com menos corticóides e adrenalina a circularem no organismo, o sistema imunológico fortalece-se. Produzidas nos gânglios linfáticos e na medula óssea, as células de defesa do organismo não só aumentam em quantidade como também se tornam mais activas.