terça-feira, 1 de outubro de 2013

10 ALIMENTOS IDEAIS PARA DIABÉTICOS


A diabetes é uma doença metabólica que se caracteriza por uma deficiência em processar o açúcar ingerido. Essa deficiência pode ser devida a fatores genéticos ou adquirida ao longo da vida. Além da medicação, muitos casos de diabete são controlados pela dieta. As pessoas no geral sabem que se deve evitar comidas gordurosas e doces, mas o que um diabético pode comer para ter uma boa qualidade de vida? Veja nossos alimentos que certamente ajudarão a você controlar essa doença.

1. Produtos com farinha integral. Eles incluem macarrão, pão, biscoitos, etc feitos com farinha de trigo integral. Os carboidratos desses produtos são complexos, liberando açúcar aos poucos e não aumentando o nível glicêmico rapidamente.
2. Arroz integral. Assim como o macarrão e o pão integral, o arroz integral é composto por carboidratos complexos e com alto teor de fibras, que ajuda a manter a sensação de saciedade por longas horas e controlar as taxas de açúcar no sangue.
3. Leguminosas. Alimentos como feijão, lentilha, grão-de-bico, soja, etc são ricos em fibras e proteínas e também possuem carboidratos complexos.
4. Folhas verdes. As folhas verdes (espinafre, agrião, rúcula, etc) são ricas em vitaminas, minerais e fibras. Elas ajudam a absorver gorduras ingeridas e ajudam a manter a saciedade por longas horas. Coma as folhas verdes sem culpa e sem medo.
5. Carnes magras. Carnes de frango, porco e vaca com pouca gordura são importantes para o diabético. Elas são ricas em proteínas e micronutrientes, como vitamina B12 e ferro. Prepare-as com o mínimo de óleo possível e não adicione gordura ou cremes.
6. Leite desnatado e derivados. Produtos lácteos são ricos em proteínas e contém baixo teor de carboidrato, além de cálcio e outros nutrientes. Consuma as versões desnatadas, que são baixas em gordura e colesterol.
7. Peixe. Eles são ricos em nutrientes como fósforo e também proteínas. Além disso, peixes gordurosos (como salmão, atum) são ricos em ômega-3. Pessoas com diabetes normalmente tem níveis elevados de colesterol e triglicérides. O ômega-3 ajuda a reduzir esses níveis.
8. Canela. Essa especiaria é muito versátil e importante para os diabéticos. Além substituir parte do açúcar refinado em doces e sobremesas, a canela ajuda a usar a insulina de maneira mais eficaz. Em outras palavras, salpicar canela nos alimentos reduz os níveis de açúcar no sangue. Estudos revelam que meia colher de chá é o suficiente.
9. Maçã. A fruta é rica em minerais, água, vitaminas e fibras. Além disso, a maçã possui baixo índice glicêmico, ou seja, reduz a absorção de glicose, não elevando excessivamente o seu nível no sangue. A maçã ainda dá sensação de saciedade e possui poucas calorias. ATENÇÃO: nem todas as frutas têm baixo índice glicêmico. Frutas secas (uva passa, tâmara desidratada, etc), elevam o nível e glicose no sangue rapidamente e devem ser consumidas com moderação.
10. Gengibre. Estudos recentes apontam que o gengibre aumenta a captação de glicose por células musculares, independentemente do nível de insulina. Além disso, há indícios de que o gengibre potencializa o efeito das medicações contra diabetes.
Se você é diabético, evite alimentos de alto índice glicêmico, ou seja, aqueles ricos em açúcar refinado. Isso inclui chocolates, doces em geral, massas e pão feitos com farinha branca, refrigerante e álcool. O diabético normalmente tem alteração nos níveis de colesterol e triglicérides, por isso é necessário também o controle na ingestão de gorduras. Evite carnes gordurosas, produtos lácteos integrais, frituras, manteiga, embutidos (salame, linguiça, salsicha) e sucos adoçados. As frutas merecem atenção, pois elas contêm carboidratos simples que aumentam o índice glicêmico. O paciente diabético deve limitar a ingestão a 3 porções por dia.


 

 
 


Sem comentários: