terça-feira, 15 de outubro de 2013

SUPRARRENAIS


As glândulas suprarrenais têm este nome devido ao fato de se situarem sobre os rins, apesar de terem pouca relação com estes em termos de função. As suprarrenais são glândulas vitais para o ser humano, porque sintetizam mais do que trinta esteroides diferentes.

Os esteroides controlam e equilibram diversas substâncias químicas do corpo, transformam carcoidratos em glicogênio no fígado e influenciam o desenvolvimento sexual e comportamental.

A sua função básica está relacionada à manutenção do equilíbrio do meio interno, isto é, da homeostase do organismo, frente às diversas situações de alterações desse equilíbrio (tensão emocional, jejum, variação de temperatura, infeções, administração de drogas diversas, exercício muscular, hemorragias, etc.).

Elas regulam o metabolismo do sódio, do potássio e da água do metabolismo dos carboidratos e regulam as reações do corpo humano ao stress. Possuem íntima conexão com o sistema nervoso.

A glândula suprarrenal é composta por uma região medular e por uma região cortical, sendo que cada região é responsável pela produção de diferentes hormônios A medula da suprarrenal é responsável pela produção dos seguintes hormônios: adrenalina, dopanima, ATP, b-endorfina, adrenomedulina. O córtex da glândula supra renal produz aldosterona, desoxicorticoesterona (DOC) e corticoesterona e hormonas sexuais androgênio e estrogênio.