sexta-feira, 4 de maio de 2012

ALIMENTOS PARA AJUDAR A PREVENIR O CANCRO

Mais do que ajudar a perder peso, adotar um cardápio saudável pode prevenir o surgimento do cancro.
Alguns alimentos que auxiliam na prevenção contra a doença:

Peixes: Contém o famoso ômega 3, poderoso antioxidante, que diminui a proliferação de células cancerígenas e reduz o risco de cancro de laringe.

Tomates: Rico em licopeno, ele é um potente alimento anticancerígeno.

Frutas e vegetais vermelhos: Ricos em flavonóides, possuem ação anticarcinogênica e antitumoral.

Frutas laranjas e amarelas: Contêm os carotenóides, que protegem o DNA contra a oxidação.

Brócolos: Possuem uma substância chamada Isotiocianato, que tem ação anticancerígena .

Ovos: A parte amarela é rica em colina, por isso a gema de ovo pode ter proteção contra o cancro.

Repolho: Possui sulforafano, uma substância química que aumenta a produção do seu corpo, de desarmar as enzimas que danificam as células, os radicais livres que causam cancro.

Verduras de folhas verdes: O ácido fólico das folhas verdes pode ajudar no reparo do DNA. Um relatório de 2009 no International Journal of Cancer indica que pessoas que comem estas verduras mais ricas em folato, como espinafre, tiveram a metade dos tumores de cancro de pele em relação àqueles que comiam menos.

Framboesa: Contém antocianinas, poderosos antioxidantes que têm se mostrado eficiente no combate das diversas formas de cancro, segundo um novo estudo publicado na Cancer Prevention Research.

Carboidratos integrais: São todos uma grande fonte de fibras. Pesquisadores europeus descobriram que aqueles com maior ingestão diária de fibras também apresentaram um risco 40 por cento menor de desenvolver cancro de cólon, pois permitem maior velocidade do trânsito intestinal e aumentam o volume fecal, impedindo a absorção de substâncias cancerígenas.

Chá verde quente: Um estudo de 2007 no The Journal of Nutritional Biochemistry descobriu que beber de 2 a 6 xícaras de chá verde quente por dia ajuda a prevenir o cancro de pele e pode reverter o envelhecimento causado pela exposição aos raios do sol. A bebida quente tem a maior quantidade de catequinas, um tipo de antioxidante comprovadamente com propriedades anticancerigenas.