sábado, 19 de maio de 2012

A REFLEXOLOGIA E A MENOPAUSA

Menopausa é uma ocorrência que afecta todas as quando cessa a última menstruação, após um ano de ausência do período menstrual.
Trata-se da expressão clínica resultante da falência da actividade endócrina dos ovários, sobretudo da sua incapacidade na produção de estrogénios.

A menopausa pode ser fisiológica ou natural resultante do processo biológico natural de cada mulher, ocorrendo habitualmente entre os 45 e os 55 anos  e é resultante da falência da actividade endócrina dos ovários, sobretudo da sua incapacidade na produção de estrogénios ou artificial resultante duma ooforectomia cirúrgica bilateral, de qualquer acção terapêutica medicamentosa (citostática) ou da acção terapêutica por radiações (radioterapia).

 A falta do estrogénios  atinge vários tecidos e vários órgãos, resultando daí a enorme diversidade de sinais e sintomas característicos desta fase. A intensidade dos sintomas está relacionada com a rapidez com que se instala a insuficiência estrogénica

 Alguns sintomas decorrentes da falta dos estrogénios são:

·         Amenorreia - ausência de menstruação
·         Irregularidades menstruais
·         Perturbações vasomotoras – calores, afrontamentos, suores nocturnos
·         Perturbações do sono
·         Perturbações do humor – irritabilidade, angústia, estados depressivos, stress…
·         Alterações cutâneas – rugas, perda de elasticidade, da espessura e da resistência da pele.
·         Perturbações genitais – secura vaginal, dispareunia, disfunção sexual…
·         Perturbações urinárias – cistite, urgência miccional, incontinência urinária…
·         Alterações cerebrais – aumento do risco das D. de Alzheimer e AVC, deficit de concentração e perda da memória recente
·         Doenças cardiovasculares – aumento de risco de Enfarte Agudo do Miocárdio
·         Osteoporose

 A Terapia de reposição hormonal é muitas vezes prescrita, no entanto as suas conta indicações e efeitos colaterais são muitas e há cada vez mais mulheres a procurarem uma abordagem natural. A Reflexologia pode ser essa terapia.

 A Reflexologia vai actuar para:
  • Aliviar o stress
  • Reforçar o sistema endócrino equilibrando as glândulas: supra renais, tiróide e hipófise
  • Diminuir as tensões
  • Equilibrar os sistema nervoso
  • Estimular  a circulação sanguínea
A Fitoterapia, a Aromaterapia e a Terapia Alimentar são terapias que podem ser utilizadas com a Reflexologia com a finalidade da mulher poder  controlar  mais rapidamente  os sintomas da menopausa, conseguir um maior equilíbrio e poder ter uma vida saudável.