quinta-feira, 3 de maio de 2012

A DOR CIÁTICA E A REFLEXOLOGIA

A Dor Ciática refere-se à dor nas costas causada por um problema com o nervo ciático. Este nervo é o mais longo da perne e segue da parte inferior da coluna  para a parte de trás de cada perna. Em cima do joelho divide-se em dois ramos principais, que se estendem da parte inferior da perna até aos pés.
O nervo ciático, chamado também de nervo isquiático conecta-se com a medula espinhal através dos forames sacras posteriores e também a L5 (Quinta vertebra lombar).
A Dor da ciática, afecta o quadril, a nádega, a perna e a parte de trás da coxa e pode mesmo irradiar até ao tornozelo.
A causa é normalmente o desgaste e o rompimento de discos na coluna vertebral, ou a uma artrite degenerativa da coluna vertebral ou um trauma directo sobre o nervo. Normalmente é causada por problemas na 4ª e 5ª vértebras lombares e no sacro.
Os sintomas de dor ciática podem aparecer de repente e podem durar dias ou semanas, e por vezes obrigam a um repouso completo, porque a ciática é uma das formas mais graves de dor nas costas. Como o nervo ciático é o mais longo do corpo, e da grossura de um dedo miminho, é muito difícil de se conseguir acalmar a dor quando este se inflama.
A Ciática pode atingir qualquer um, mas as mulheres grávidas podem ser mais susceptíveis de a ter, devido à pressão sobre o nervo ciático do útero em desenvolvimento. Homens que guardam a carteira no bolso de traz das calças também podem originar dores no nervo ciático, porque estão a fazer uma pressão crónica no músculo piriforma, que por sua vez irá fazer uma pressão no nervo ciático.

Quem estiver com dores ciáticas, deve evitar álcool, açúcar e alimentos muitos proteicos.
A Reflexologia é um método de cura complementar e seguro que tem provado ser muito eficaz neste tipo de dores.  Não só relaxa o paciente, ao libertar a tensão muscular, como ajuda a diminuir as dores. Numa sessão serão  tratadas todo a zona afectada, como outras zonas que irão  tratar processos inflamatórios e dolorosos, para trazer bem- estar e equilíbrio  ao corpo todo.