sexta-feira, 4 de maio de 2012

AS CORES DOS ALIMENTOS

As cores dos alimentos são determinadas pela presença dos pigmentos que, além de colorir, desempenham papéis importantes na prevenção e proteção do organismo contra doenças. Por isso, uma dieta colorida tem grandes chances de ser mais saudável.
Veja o que está por trás das cores dos alimentos:
 Alimentos brancos: leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelo e banana. Esses alimentos são as melhores fontes de cálcio e de potássio – minerais que contribuem na formação e manutenção dos ossos, ajudam na regulação dos batimentos cardíacos, auxiliam o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.
Alimentos vermelhos: morango, tomate, melancia, caqui, goiaba vermelha, framboesa, cereja. Esses alimentos são ricos em licopeno, uma substância que age como antioxidante e eficaz contra o cancro da próstata. Eles contêm ainda antocianina, que estimula a circulação.
Alimentos amarelos: mamão, cenoura, manga, laranja, abóbora, pêssego e damasco. Ricos em vitamina B-3 e ácido clorogênico – substâncias que mantêm o sistema nervoso saudável e ajudam a prevenir o cancro de mama. Para completar, eles também possuem betacaroteno, um antioxidante que protege o coração.
 Alimentos roxos: uva, ameixa, figo, beterraba e repolho-roxo contêm ácido elágico — substância que retarda o envelhecimento, neutraliza as substâncias cancerígenas.
 Alimentos verdes: vegetais  com folhas, pimentão, salsão e ervas contêm clorofila e vitamina A, que desintoxicam as células, inibem os radicais livres , têm efeito anticancerígeno e ajudam a proteger o coração, além de cuidar do cabelo e da pele.
 Alimentos castanhos: nozes, aveia, castanhas e cereais integrais. As fibras e vitaminas do complexo B e E encontradas nesses alimentos melhoram o funcionamento do intestino, combatem a ansiedade e a depressão, previnem o cancro e doenças cardiovasculares.
 Como não existem frutas e hortaliças rigorosamente azuis, em geral os alimentos associados a esta cor são escolhidos por aproximação. Esse tema será abordado noutra ocasião.