segunda-feira, 21 de maio de 2012

SISTEMAS DO CORPO HUMANO

Os sistemas do corpo humano são constituídos por grupos inter-relacionados de órgãos, glândulas, nervos e estruturas ósseas que exercem isoladamente uma função específica.
Os sistemas do corpo são:
Sistema nervoso: consiste no sistema nervoso central e no sistema nervoso autônomo e inclui o cérebro e a medula espinhal.
Sistema linfático: lida com a eliminação dos resíduos do corpo e desempenha um papel vital no equilíbrio do sistema imunitário.
Sistema imunitário: defende o corpo contra invasões por organismos ou toxinas químicas e perigosas.
Sistema digestivo: processa os alimentos em substâncias químicas para nutrir o corpo e eliminar os produtos resíduos.
Sistema circulatório: mantém a sustentação vital do oxigénio e nutrientes para as células corporais, remove produtos de escórias e transporta hormônios de uma parte do corpo para outra.
Sistema respiratório: processa o oxigénio por intermédio dos pulmões para nutrir o sangue e descarregar o dióxido de carbono.
Sistema endócrino: consiste em glândulas, hormonas e receptores, que estimulam e controlam muito dos processos do corpo.
Sistema reproductor: consiste em estruturas e funções, diferentes para os homens e para as mulheres, com a finalidade da reprodução.
Sistema muscular e esquelético: estruturas , músculos, tendões, ligamentos, ossos, cartilagem, articulações e bolsas, que dão ao corpo humano o seu formato e a sua capacidade de se movimentar.
Sistema urinário: remove as escórias do organismo, ajuda a governar o equilíbrio acidobásico e regula o equilíbrio hidroeletrolico.
Os órgãos dos sentidos: incluem os órgãos que dão informações ao cérebro sobre o que cerca o corpo: a pele, os ouvidos, o nariz, a língua e os olhos.