sábado, 19 de maio de 2012

REFLEXOLOGIA E MENSTRUAÇÃO DOLOROSA

Menstruação dolorosa, cólica menstrual ou dismenorreia é a dor pélvica (baixo ventre) que ocorre antes ou durante o período menstrual, de modo cíclico.
É muito comum até ao ciclo menstrual se regularizar, no entanto mulheres que nunca tiveram filhosm com histórico familiar, retroversão uterina, antecedentes de obesidade e tabagismo são mais propensas a este mal.
Essas dores por vezes são tão fortes  que podem  impedir as atividades normais, durando de dois a sete dias, e obrigar a medicação específica,. Pode ser acompanhada de transtorno gastrointestinal inclusive com vômitos, dor referida nas costas, nas coxas e cefaleias.
Os fatores que geram a dismenorréia primária não são bem conhecidos. As teorias mais prováveis são os fatores emocionais e o aumento de prostaglandinas (substâncias presentes no endométrio que aumenta as contrações uterinas).
A dismenorreia pode ser primária ou secundária: a dismenorreia primária é a menstruação dolorosa causada por alterações hormonais, a dismenorreia secundária está associada a alterações do sistema reprodutivo, como endometriose, miomas uterinos, infecção pélvica, anormalidades congênitas da anatomia do útero ou da vagina, uso de DIU (dispositivo intra-uterino) como método anticoncepcional, entre outras
A Reflexologia é uma optima terapia complementar a para ser aplicada nesta situação porque:
·        Pode aliviar a dor
·        Diminuir o stress
·        Aliviar a área pélvica
·        Equilibrar o sistema reproductor
 
A Reflexologia pode ser complementada com:
·        Chás de camomila
·        Banhos de emersão com óleos essenciais
·        Exercícios suaves
·        Reforço de Vitamina B6