segunda-feira, 7 de maio de 2012

USAR SAPATOS CORRECTOS

O tipo de sapatos que usamos afecta em muito a nossa coluna e os nossos pés, tanto a nível dos ossos, como das articulações.
Agora que está na moda o uso de sapatos de saltos altos e finos , é necessário chamar a atenção para os problemas que eles podem trazer à nossa saúde.
Sapatos de salto muito alto e fino, obrigam que o peso do nosso corpo seja colocado todo, sobre os dedos do pé, em vez de o colocarem no calcanhar, a plataforma de sustentação criada pelo nosso corpo para o efeito.
Além de estarmos a prejudicar os dedos, estamos também a causar danos na nossa coluna, porque ao projectarmo-nos para a frente, aumentamos a pressão na zona lombar e a possibilidade de virmos a ter lordose.
Joanetes, problemas nos joelhos, e no quadril são patologias que podem aparecer pelo uso contínuo dos saltos altos e finos. Estes sapatos também aumentam o risco de quedas e entorses.
O tipo de sapato ideal, é um sapato baixo, com espaço para os dedos se mexerem. Em ocasiões especiais use os sapatos de salto alto, mas sempre que possível alterne entre, sabrinas, sapatos com saltos até 4cm ou ténis, a sua Saúde agradece.