sábado, 19 de maio de 2012

DICAS PARA SENTIR-SE BEM NA MENOPAUSA

Tanto o stress como os maus hábitos alimentares são nocivos durante a menopausa. Para aliviar os sintomas da menopausa e sentir-se melhor, deve-se mudar os hábitos alimentares e o estilo de vida com estas dicas:
  • Manter-se activa e  fazer exercícios regularmente, como caminhar, nadar, praticar uma modalidade moderada de ginástica;
  • É aconselhável beber chá de camomila e valeriana, visto estes terem um efeito calmante e promoverem um sono mais repousante;
  • Fazer uma dieta em que pelo menos 70% do que se come é cru (legumes, vegetais e frutas). Alimentos mais aconselháveis incluem os brócolos, pimentos vermelhos, frutos de cor vermelha e preta (amoras, framboesas, ameixas), soja;
  • Aumentar o consumo de ácidos graxos essenciais, particularmente os ricos em gordura ômega-3;
  • Comer grãos integrais em ambundância, como arroz, pão integral, pão de cereais integrais, aveia e massas de trigo integral;
  • Evitar o consumo de açúcar refinado e produtos que contenham farinha branca;
  • Evitar os alimentos de origem animal, assim como os lacticínios. Estes favorecem o aparecimento de afrontamentos, bem como uma descalcificação óssea. Por outro lado, a proteína animal pode provocar alterações no ciclo menstrual; o leite de arroz e de amêndoas são excelentes substitutos do leite de vaca e podem ser ingeridos juntamente com os cereais ou usados para cozinhar;
  • Evitar a cafeína, álcool, especiarias e sopa condimentada. Todos estes favorecem os afrontamentos, agravam a incontinência por stress, e mudanças de humor bruscas;
  • Beber água em quantidade moderada para evitar a desidratação da pele;
  • As sementes de sésamo são excelentes para diminuir os níveis de colesterol assim como para equilibrar o sistema endócrino;
  • Tomar chá de sálvia, que ajuda a amenizar as ondas súbitas de calor;
  • Os germinados (trigo, alfalfa, brócolos, girassol) são excelentes para evitar perda da densidade óssea (ricos em muitos minerais e vitaminas);
  • Os chás de urtiga e de cavalinha são excelentes não só para evitar problemas ósseos mas também aliviam dores musculares e ósseas;
  • Aumentar o consumo de soja, feijão seco, romã, tofu e ameixa seca;
  • Aumentar o consumo de vitamina C, porque não só é benéfica para o sistema imunitário, como ela também é um antiinflamatório.




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