domingo, 8 de abril de 2012

ALIMENTOS QUE ACTIVAM O BOM HUMOR

Coloque na sua dieta alimentos que têm o poder de estimular o funcionamento do sistema nervoso, acabar com a irritação e espantar a tristeza.
Valorize e tenha uma boa cumplicidade com os alimentos que facilitam a limpeza das impurezas do organismo. Todos os alimentos indicados abaixo, principalmente quando originários de cultura orgânica, apresentam acção alcalinizaste dos líquidos corporais, e geram um metabolismo mais harmónico e sereno.
LIMÃO: o primeiro da lista pelo seu elevado poder de alcalinizar todos os líquidos corporais, como também de fixar nutrientes importantes como os sais minerais. Ajudar a trazer clareza e lucidez para encontrar as melhores respostas aos desafios da vida. Um grande cúmplice do bom funcionamento do fígado e intestinos, ajuda a eliminar as substâncias densas que enfezam e irritam.
ALFACE: óptima para amenizar a irritação. O talo tem lactucina, substância que funciona como calmante. Além disso, é rica em fosfato. A falta desse elemento no organismo causa depressão, confusão mental e cansaço. Use e abuse, inclusive no preparo de sucos desintoxicantes, nas saladas cruas e nos chás terapêuticos.
BANANA: Diminui a ansiedade e ajuda a garantir um sono tranquilo. Ela tem esses poderes por ser rica em carboidratos, potássio, magnésio e biotina. A banana também dá muita energia porque possui vitamina B6, que produz energia. Mas não exagere, porque a banana por contém muita frutose e pode provocar picos glicêmicos e até engordar.
UVA: Essa fruta tem uma boa dose de vitaminas do complexo B, que ajudam no funcionamento do sistema nervoso. A vitamina C e os flavonóides da uva são antioxidantes, que retardam o envelhecimento da pele e ajudam a combater o colesterol. Além disso, é energética. Use também nos sucos desintoxicantes e nas saladas verdes
LARANJA: Rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B, a laranja ajuda o sistema nervoso a trabalhar adequadamente. O cálcio, presente em sua composição, é relaxante muscular e combate o stress. E essa fruta ainda é energética, hidratante e previne a fadiga. Opte por consumir a laranja em pedaços ou gomos, e evite tomá-la como suco. A laranja é rica em fibras (principalmente a pectina) que são muito benéficas para os intestinos.
SEMENTES DE LINHAÇA, GIRASSOL E CASTANHA DO PARÁ: Principalmente quando germinadas. Ricas em gorduras essenciais, ômega-3, proteínas e sais minerais, devem ser ingeridas (com moderação) para suprir o cérebro das melhores matérias-primas de que ele necessita
FRUTOS DO MAR: Para acabar com a tristeza abuse das delícias que vêm do mar. Elas têm zinco e selénio que agem no cérebro, diminuindo o cansaço e a ansiedade. Também são boas fontes de proteína e gordura saudável (ômega 3), essencial para o bom funcionamento do coração. Não exagere pois os frutos do mar também têm colesterol
OVOS: Os nutrientes dos ovos que garantem o bom humor são a tiamina e a niacina (vitaminas o complexo B), ácido fólico e acetilcolina. A carência deles pode causar apatia, ansiedade e até perda de memória. Dois ovos por semana é uma porção bastante saudável.