segunda-feira, 23 de abril de 2012

TÉCNICAS BÁSICAS DA REFLEXOLOGIA

As técnicas básicas da reflexologia têm como objectivo aplicar pressão a uma área ampla ou incidir sobre uma área mais específica :

Caminhar com o polegar: é determinada através da curvatura da primeira junta do polegar que se movimenta em direções horizontais ou verticais, imitando o movimento de uma lagarta sobre uma superfície plana.
Caminhar com o dedo: é efetuada seguindo os mesmos princípios da caminhada de polegar.

Pressão Estática: é feita de forma que a ponta do polegar ou de um dedo esteja firmemente posicionado sobre um ponto de Reflexologia a uma pressão variável, dependendo da quantidade de cristais.
Rotação: sobre um ponto diferencia-se da pressão estática apenas no movimento circular do dedo que estiver pressionando o ponto ou rodando o pé enquanto dedo é mantido imóvel.

Pressão de Punho: pode ser efetuada tendo o aplicador da técnica usando sua mão em posição de soco e pressionando contra uma área vasta. Essa técnica é muitas vezes usada sobre a zona de reflexo relacionada ao peito na intenção de aliviar congestão peitoral. Essa técnica também pode ser aplicada com rotação do punho contra a sola do pé e/ou com o movimento do pulso para cima e para baixo

Pinçar: usa-se para trabalhar um ponto em especial, é relativamente estática com apenas pequemos movimentos do polegar que trabalha.