sexta-feira, 27 de abril de 2012

UMA CHÁVENA DE CHÁ


Uma chávena de chá quente bem feita é um hábito saudável mas pode ficar muito amarga ou sem gosto se não for feita correctamente.

O chá é uma bebida preparada pelo método de infusão da planta Camellia sinensis, conhecida por chazeiro. As restantes bebidas, também preparadas desta forma, são chamadas  infusões ou tisanas.

Como preparar o chá

O preparo do chá envolve certos cuidados que devem ser respeitados e seguidos para que o produto alcance seu maior alto grau de eficácia.

1.         Escolha um bule de loiça ou vidro refractário
2.         Utilize água fresca, de preferência sem calcário e sem desinfectante, e ferva-a numa cafeteira perfeitamente limpa.
3.         Escalde o bule com água a ferver antes de fazer o chá.
4.         Quando a água começar a ferver se for  por:
 Infusão - apague o fogo, coloque o sache, ou  a erva para a infusão no infusor, peneira ou directamente no fundo do bule, fazer a infusão sem peneira ou infusor dá à erva de chá mais espaço para se espalhar e liberar mais sabor. Deite a água a ferver por cima e tampe.

Decocção - a erva ou raiz deve ser jogada na água antes dela entrar em ebulição, e então espera-se alguns minutos até que a água a ferver  retire mais profundamenteo s seus princípios ativos do chá. Em geral, quando não há indicação de tempo, três minutos depois da água entrar em ebulição já se pode apagar o lume. O bule deve ficar tampado por mais uns 5 minutos (se não houver outra recomendação) e só aí o chá estará pronto para ser bebido.
5.         Deite o resto da água a ferver. A temperatura ideal varia com a variedade de chá que está sendo feita. Quanto mais oxidado (fermentado) o chá for (por exemplo, chá preto), mais quente deve ser a água, e vice-versa.
6.         Remova as folhas (se estiver usando peneira ou infusor) ou passe o chá para outro recipiente. Deixe o chá coberto para servir novamente, se alguém quiser repetir.