quinta-feira, 26 de abril de 2012

PLANOS ANATÓMICOS


Em anatomia, podemos descrever o corpo humano através de uma posição designada de posição anatómica, que corresponde à posição universal que permite descrever as posições espaciais dos órgãos, ossos e demais componentes. Deste modo, o corpo encontra-se numa posição erecta, com calcanhares unidos, os olhos em direcção ao horizonte, os pés apontados para a frente e perpendiculares ao restante corpo, os braços em extensão e colocados ao longo do corpo com as palmas das mãos viradas para a frente (com os dedos unidos e estendidos).
Em posição anatómica, o corpo pode ser dividido em planos, isto é, correspondem a diversas secções.


Esses planos são designados por plano sagital, frontal e transverso.

Plano Sagital - plano vertical que passa longitudinalmente através do corpo, dividindo o em esquerda e direita. Com este plano, os movimentos efectuados são de extensão (afastamento) e flexão (junção de duas extremidades ósseas).















Plano Frontal (ou coronal) - plano vertical que passa através do corpo em ângulo recto com o plano mediano, dividindo-o em anterior e posterior. Com este plano, os movimentos efectuados são de abdução (movimento que permite separar um segmento corporal do plano médio do corpo) e adução (movimento que permite aproximar um segmento corporal do plano médio do corpo).















Plano Transverso- plano que passa através do corpo em ângulo recto com o plano frontal. Divide o corpo em superior e inferior. Com este plano, os movimentos efectuados são de rotação interna (medial) e externa (lateral).
















Também o pé pode ser dividido em planos anatómicos semelhantes ao corpo.Temos então o plano sagital, frontal e transverso.



Plano Sagital - plano que divide o pé em parte medial (parte interna do pé) e parte lateral (parte externa do pé). Este plano passa pelo eixo do pé. Com este plano, os movimentos efectuados são de flexão dorsal e plantar.

Plano Frontal - plano que divide o pé em parte anterior (ante-pé ou metatarso) e posterior (retro-pé ou tarso). Este plano passa sensivelmente pela zona do tornozelo. Com este plano, os movimentos efectuados são de pronação (para dentro) e supinação (para fora).


Plano Transverso - plano que divide o pé em parte superior e inferior, ou seja, em dorsal e plantar. Com este plano, os movimentos efectuados são de abdução e adução.



Fonte: Silvana Sebastião