terça-feira, 24 de abril de 2012

MANTRA - MAIS INFORMAÇÕES




A Origem dos Mantras:
Não é bem definida a origem exata dos mantras. Ao longo do tempo, os hindus criaram inúmeras versões sobre a origem dos mantras.
Uma delas ,acreditam os hindus que ele tenha surgido há dez mil anos, a partir da revelação de um dos principais livros sagrados da ìndia - o RIG VEDA
A palavra RIG vem de Rich, que significa cantar, celebrar.
O Rig Veda é composto de cânticos dedicados ao deus Agni – deus do fogo.
Os Vedas são as escrituras sagradas da Índia que constituem a base de todas as filosofias e religiões hindus.

São divididos em quatro partes:

1 – Rig veda / 2 – Sama Veda / 3 – Yajur Veda /4 - Hartaba Veda
A mais conhecida versão traz como protagonista o Senhor Shiva* cuja função , dentro da tríade sagrada hindu , é destruir o universo para que esse seja reconstruido por Brahma e um novo ciclo se inicie.
Segundo a lenda, enquanto Shiva realizava a dança do universo, algumas pequenas sentenças foram ouvidas juntamente aos sons emitidos pelo pequeno tambor que ele tocava para acompanhar a própria dança. Esses aforismos** receberam o nome de Mantras.
Segundo outra versão, milhares de anos atrás, os sábios e os yoguis meditavam nas cavernas onde reinava o silêncio absoluto. Concentraram suas mentes nos sons , fundindo som, corpo físico e mente focalizano sempre os centros de energia vital ( chacras ) . Estes sábios ouviram 50 diferentes vibrações dos sete chacras e traduziram-nas através das cordas vocais em 50 letras, dando origem ao alfabeto do idioma sânscrito. Em seguida , através de inúmeras combinações dessas letras, foram criados os mantras.


Finalidade dos mantras:

Os mantras podem ser para :
• elevar o nível de consciência
• desenvolver a espiritualidade
• despertar poderes psíquicos
• invocar proteção
• tranqüilizar a mente
• facilitar a concentração
ainda que existam formas de uso incorretas dos mantras, o propósito Maior de um mantra é ser um instrumento de aprofundamento e expansão da consciência.

Tipos de mantras:

Bij Mantra:  conhecido também como mantra-semente. Tem uma a dez letras. aqui um exemplo é o OM, o mais conhecido de todos. Outros....YAM, LAM, VAM, RAM.......
Mantra:  possui de dez a vinte letras. ex.:  OM NAMO HARI MARKAT , MARKATAYA SWAHA
Mala Mantra: é o que possui mais de vinte letras. Ex.: OM TRAYAMBAKYAM YAJAMAHE ,  SUGANDHIM PUSHTIVARDHANAM