domingo, 8 de abril de 2012

EU PROFUNDO - Poesia


EU PROFUNDO



Senhor

Que és e céu e a terra, e que és a vida e a morte!
O Sol és Tu e a lua és Tu e o vento és Tu!
Tu és os nossos corpos e as nossas almas
E o nosso amor és Tu Também.
Onde nada está, Tu habitas
e onde tudo está – o Teu Templo – eis o Teu corpo.
Dá-me a alma para Te servir e a alma para Te amar.
Dá-me a vista para Te ver sempre no céu e na terra,
ouvidos para Te ouvir no vento e no mar,
e mãos para trabalhar em teu Nome.
Torna-me puro como a água e alto como o céu.
Que não haja lama
Nas estradas dos meus pensamentos
Nem folhas mortas nas lagoas dos meus propósitos.
Faz com que eu saiba amar os outros como irmãos
E servir-Te como a um Pai.
Minha vida seja digna da Tua presença.
Minha vida seja digna da terra, Tua cama.
Minha alma possa aparecer diante de Ti
Como a de um filho que volta ao lar.
Torna-me grande como o sol,
Para que eu Te possa adorar em mim;
E torna-me puro como o luar,
Para que eu Te possa rezar em mim;
E torna-me claro como dia,
Que eu Te possa ver sempre em mim;
E rezar-te e adorar-te.
Senhoras protege-me e ampara-me!
Dá-me que eu me sinta Teu.
Senhor, livra-me de mim!



FERNANDO PESSOA