quinta-feira, 26 de abril de 2012

A IMPORTÂNCIA DOS PÉS

Os pés e as mãos têm a mesma estrutura básica e a mesma sensibilidade, no entanto O pé, consegue ser nossa parte vivente mais subestimada, mas , a capacidade latente que encerra é surpreendente.
Os pés são a porta através da qual recebemos energia da Terra, eles também são a nossa forma de nos ligarmos à terra , o nosso apoio e nossas raízes. Eles revelam a nossa atitude perante a vida. Eles falam sem palavras. Eles são um reflexo do corpo, mente e emoções. Eles contam como a pessoa se mudou com a vida, seus traumas, como é quando e qual a sua tendência. Eles são um reflexo da alma.
Destinado a pisar e a recorrer a terra, o pé suporta diariamente o peso do nosso corpo e em média cada pessoa anda em média 110.000km ao longo da sua vida.
Os pés são os componentes básicos da cadeia cinética, produzindo movimento ao mesmo tempo que actuam como amortecedores. Os pés são os alicerces do nosso corpo Por isso, ao andar, os problemas nos pés podem provocar queixas ao nível das articulações dos pés, joelhos, ancas e até na coluna vertebral.
Dados  Anatómicos:
O Pé é constituído por 26 ossos em cada pé: 14 falanges, 5 metatarsos e 7 tarsos – 3 cuneiformes, cubóide, escafóide, astrágalo; calcâneo ..
O Pé tem 117 ligamentos, tecidos fibrosos rijos que se encontram entre os ossos nas articulações. O pé tem 33 articulações. Tem tendões, tecidos cuja principal função é suportar as articulações. O maior e mais forte tendão do corpo humano é o Tendão de Aquiles que cruza duas articulações: o joelho e o tornozelo.
Existem 20 músculos no pé. São eles os responsáveis pelos movimentos do pé.
No pé existem 3 arcos. 2 longitudinais  de cada lado do pé e um transversal.
O sangue irriga os pés através de uma rota arterial. Depois de suprimir de oxigénio e nutrientes a região o sangue retorna através da veias ao coração, levando produtos residuais
Os nervos enervam os músculos da perna que são os responsáveis pelo movimento dos tornozelos e dos dedos. Além disso captam as mensagens dos receptores sensoriais localizados na pele do pé.
No pé existem 3 arcos. 2 longitudinais de cada lado do pé e um transversal.


Os pés são os eternos esquecidos, A partir de hoje, comece a dar-lhes a importância que eles merecem.