domingo, 8 de abril de 2012

GARGALHADA


Uma boa gargalhada é um óptimo relaxante que, faz bem à saúde e à beleza. É que mover os músculos da face evita as rugas e a sensação de cansaço.
Nem que seja pelo lado da economia vale a pena sorrir. Se estamos felizes “trabalhamos” 14 músculos da face. Mas se, pelo contrário, é a tristeza que nos assola, são 365 os músculos envolvidos.


Dar uma boa gargalhada envolve todo o corpo. Há liberação do ar, contracção do diafragma e estímulo das cordas vocais. Segundo estudos, ao rir, a pessoa capta uma série de estímulos, que caminham por quase todo o cérebro, principalmente na região frontal, a parte do comportamento, e entre esses caminhos estimula as áreas motoras da face e de outras partes do corpo.

Cientificamente, está comprovado que a gargalhada aporta múltiplos benefícios: rejuvenesce, elimina o stress, tensões, ansiedade, depressão, colesterol, dores, insónias, problemas cardiovasculares, respiratórios, qualquer doença. Traz aceitação, compreensão, alegria, relaxa, abre os nossos sentidos, ajuda a transformar as nossas pautas mentais.

Quanto mais gostosa a gargalhada ou mais efusiva a risada, maior será a síntese de produção de endorfinas, que podem ser chamadas inclusive de hormonas da felicidade.

Rir faz com que o nível das hormonas responsáveis pelos estados de stress baixe. Com menos quantidades de corticoides e adrenalina a circular no organismo, o sistema imunológico fortalece-se consideravelmente. Como resultado imediato deste processo, a produção de células de defesa do organismo aumenta e estas tornam-se mais activas. Conclusão: uma gargalhada é um excelente calmante natural e estamos a criar uma protecção cardiovascular contra anginas, enfartes, derrame e doenças vasculares.